Descubra as vantagens de optar por um curso EAD

Ao contrário da educação presencial, no EAD é você quem decide quando, como e onde estudar, e ainda pode assistir às aulas quantas vezes quiser

iStock

A Educação a Distância (EAD) pode ser tão ou até mesmo mais eficiente que o ensino regular e apresenta várias vantagens: autonomia, flexibilidade, eficácia, formação qualificada e mensalidades muito mais baratas.

Tantas são as vantagens que o modelo EAD teve seu maior crescimento desde 2011, segundo dados do Censo da Educação Superior 2015. O número de alunos hoje já supera 1,4 milhão – em 2017, estima-se que esse número chegue perto dos 2 milhões.

São inúmeras opções de cursos, mensalidades mais em conta, ambientes de aprendizagem cada vez mais sofisticados, e, principalmente, alta disponibilidade. Aqui, nós iremos mostrar quais são as vantagens relacionadas em realizar uma pós-graduação ou graduação na modalidade EAD.

Ao contrário da educação presencial, no EAD é você quem decide quando, como e onde estudar, e ainda pode assistir às aulas quantas vezes quiser.

Estudar quando, como e onde quiser

Uma das principais características do ensino a distância que os estudantes mais apreciam é a flexibilidade. Sem horários e locais fixos para estudar, o aluno fica livre para acompanhar os conteúdos no horário mais conveniente, da forma que achar melhor. Ao contrário da educação presencial, no EAD é você quem decide quando, como e onde estudar, e ainda pode assistir às aulas quantas vezes quiser! O conteúdo está sempre disponível no ambiente virtual de aprendizagem, possibilitando ao aluno ser sujeito ativo em sua formação.

Conciliar estudo e trabalho

Tal flexibilidade de horários permite que a grande maioria dos estudantes consiga conciliar trabalho e estudos. Uma pesquisa recente da Educa Insights revelou que 87% dos alunos de EAD conseguem estudar e ter um emprego ao mesmo tempo. Porém, o ensino a distância não é direcionado apenas aos que não possuem tempo, mas também ao público que opta por um método de ensino por meio do qual possa organizar os seus horários de estudo e suas demais atividades.

Diploma reconhecido

O diploma emitido por um curso superior ou de pós-graduação a distância vale tanto quanto o de um presencial
Outro fator importante é que essa modalidade de ensino conta com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Assim, o diploma emitido por um curso superior ou de pós-graduação a distância vale tanto quanto o de um presencial. O que importa é se a instituição tem autorização do MEC, e os alunos que se formam no EAD podem assumir empregos ou participar de concursos públicos em condições de igualdade com aqueles que fazem cursos presenciais.

Economia

Outra vantagem é a economia. O investimento em um curso a distância é muito mais baixo, quando comparado aos do ensino presencial. Além disso, os materiais didáticos já são inclusos na mensalidade; por isso, o aluno não precisa se preocupar com cópias, impressões, por exemplo.

Comprometimento

Para estudar a distância são necessários alguns atributos, como disciplina para o estudo, organização do aprendizado e envolvimento por parte do aluno. A participação e a interação são vitais nessa modalidade. Por isso, o modelo EAD trabalha, também, a autonomia, criatividade e a responsabilidade, capacidades indispensáveis no mercado de trabalho

O EAD trabalha, também, a autonomia, criatividade e a responsabilidade, capacidades indispensáveis no mercado de trabalho

Interação

O fato de estudar remotamente não significa que o aluno tenha que estudar sozinho ou sem o acompanhamento de um professor. Todo curso conta com uma equipe de tutores e professores à disposição para tirarem suas dúvidas ou ajudar em alguma questão. Há também chats e fóruns de discussão com os colegas de turma.

E quanto a você, já teve oportunidade de realizar algum curso em educação a distância? O que achou da experiência? Compartilhe suas impressões com a gente!

fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/descubra-as-vantagens-de-optar-por-um-curso-ead/118131/